Aqui eu brinco, falo besteira, troco figurinhas, falo de futilidades, mas quando tenho que falar sério eu falo. Desde que me toquei do que a má alimentação fazia comigo minha função virou pregar a boa alimentação e dar os testemunhos do exemplo que escolhas erradas fizeram com meu organismo. Saúde virou praticamente a minha religião. Meu corpo é transitório e quero devolver inteirinho do jeito que me foi dado.
Então que outro dia li uma matéria falando que a obesidade tem matado mais do que a fome no mundo. Vocês fazem ideia do que seja isso? Não significa que todos tem fartura em casa e que a fome foi combatida. Apenas que um grupo morre mais do que o outro pelo abismo que os separa.
Muitos obesos morrem não por comerem muito, mas por decorrência da má alimentação e o que ela traz na vida de cada um deles. Um estudo sobre a saúde da humanidade revelou que o excesso de peso já é um problema maior que a subnutrição! Esse estudo traz duas grandes conclusões:
A boa é que a expectativa de vida aumentou em praticamente todo o mundo, e as mortes relacionadas à subnutrição caíram de 3,4 milhões, em 1990, para 1,4 milhão em 2010, último ano analisado pelo estudo. Em 1990, a subnutrição era a doença com maior "peso", ou seja, aquela que mais tirava anos de vida saudável da humanidade. Agora, ela despencou para oitavo lugar.
A má notícia é que a obesidade subiu de décimo para sexto - e a má alimentação, com uma dieta pobre em nutrientes, aparece em quinto (os quatro maiores fatores de risco são pressão alta, tabagismo, uso de álcool e poluição). "As dietas pobres em frutas, verduras e grãos integrais têm impacto surpreendente", escrevem os autores do estudo.
É tão preocupante isso porque as pessoas associam poder ao fato de poderem comer e quanto quiserem e o que quiserem. Só que infelizmente preciso dizer que você pode ter todo o dinheiro do mundo que será pobre se não consumir o que deve ser consumido.
Os alimentos industrializados tem substituído os naturais por comodidade e preguiça. Mas a vida cobra caro tanto desleixo. É horrível ver alguém que não bebe água e só bebe refrigerante.
Quando vejo uma criança se entupindo de Doritos com Coca-Cola me dá vontade de bater nos pais! Eu tive essa fase de comer porcarias e hoje tô aqui, nova, tendo que tratar de colesterol. Tudo bem que aos 27 anos que tive isso. Hoje vejo crianças com 9 anos com colesterol alto, pressão alta e diabetes. E os pais achando que tão fazendo um bem deixando o filho comer frituras e beber refrigerante.
O nome disso é desleixo e irresponsabilidade.
Se atentem a essa informação: obesidade mata mais que fome.
Se isso não fizer vocês se preocuparem de verdade com o que comem, eu já não sei o que fazer.
BEIJOS
Nossa adorei esse texto! Por isso estou me cuidando!
ResponderExcluirBeijinhos, beijinhos!
Tamiris Bockmann!