Boa notícia para quem luta contra o colesterol alto! Um estudo da Universidade de Purdue e da Universidade de Kentucky mostrou que ratos alimentados com uma dieta incluindo suco de melancia tiveram menor peso, colesterol e placa arterial do que outro grupo de ratos que não consumiram o suco. As descobertas, publicadas no Journal of Nutritional Biochemistry, sugerem que a citrulina, um composto encontrado na melancia, tem um papel na saúde cardiovascular.
Os pesquisadores alimentaram dois grupos de ratos com dietas ricas em gordura saturada e colesterol. Metade dos ratos receberam água contendo 2% de suco de melancia, enquanto os outros receberam a mesma quantidade de água suplementada com uma solução que combinasse com o teor de carboidratos do suco de melancia.
Os ratos que consumiram suco de melancia ganharam cerca de 30% menos peso do que o grupo suplementado e teve cerca de 50% menos colesterol LDL - o chamado colesterol ruim. O grupo experimental teve uma redução de 50% em placas nas artérias, bem como níveis elevados de citrulina.
Os cientistas estão interessados em encontrar um mercado secundário para melancias em nutracêuticos, que são alimentos ou componentes alimentares que também oferecem benefícios para a saúde. A pesquisa apontou que cerca de 20% da colheita de melancia de cada ano é desperdiçada, isso porque o fruto é visivelmente pouco atraente para os consumidores ou porque alguns produtores acham que é muito caro para pagar a colheita, já que os preços caem durante o auge da temporada da fruta.
Para quem não abre mão de algumas besteirinhas, aliar o suco de melancia na dieta é uma solução. Além de fazer bem, refresca e é delicioso!
BEIJOS!
Hum, minha fruta favorita!
ResponderExcluirAmoooo!!!!
Bjinhos,
Cris.
Universo Feminino por Cris Yumi
Nossa não sabia que combatia o colesterol não, amei a receitinha, é super refrescante também
ResponderExcluirBeijos.
http://segredosdacahlima.blogspot.com.br/
Não sabia, ótima dica.
ResponderExcluirhttp://marymicucci.com
Novidade ao cubo pra mim, Priscilla! Vou adotar aqui em casa (pro maridão)!
ResponderExcluirBjos,
Luciana