Sites voltados às noivas sempre falam da organização, do calendário de preparativos, indicam alguns fornecedores, mas raramente falam do casamento em si. E quando eu digo casamento não é da cerimônia e festa, porque isso passa muito rápido. Falo do casamento construção, do dia a dia, da rotina, de resolver os problemas juntos, de pagar as contas juntos, de fazer concessões pelo outro.
Infelizmente vejo muita gente planejando o casamento apenas pela festa, para estar vestida de noiva, reunir os amigos ou mesmo apenas pra dizer que casou. São pessoas (homens e mulheres) que começam a namorar e já falam em casamento sem ao menos conhecer o outro direito, sem ao menos ter conhecido a família. Óbvio que existem muitos casamentos que deram certo com o amor à primeira vista ou namoro à jato. Mas eu estou pensando naqueles que a cada namoro já sai pedindo a mão da namorada em casamento, como um hábito. Penso assim: poderia ser você, como poderia ser qualquer outra. A primeira que topasse um beijo e um chamego ele pedia em casamento?
Nesse ponto vejo uma fragilidade emocional e no relacionamento. É um casamento para suprir vontades? É apenas para dizer à sociedade que casou?
Com as mulheres também levo um susto quando passam mais tempo do namoro organizando o casamento do que namorando em si. A fase gostosa de namoro passa muito rápida e logo vem os compromissos e o teste realmente dito do amor verdadeiro: a rotina.
Há quem fantasie o casamento até a chegada em casa, após a lua-de-mel. Planejam a cerimônia, festa, convites, lista de presentes, vestido, terno, chá-de-panela e lua-de-mel. E depois? Planajeram os gastos mensais com as contas? Planejaram quem vai pagar o que em casa? Planejaram que tipo de coisas podem abrir mão caso um dos dois fique desempregado? Tem reserva de dinheiro ou estão gastando as economias com a festa de casamento? Não querendo ser chata, mas é preciso pensar na parte boa e na ruim! Assim que chegarem em casa a responsabilidade vai chegar junto.
O casamento deveria ser uma instituição séria, mas muita gente ainda acredita na frase "se não der certo, separa". Só que em um casamento o "separa" não é tão simples assim, como seria em um namoro. Em outro post falei sobre divórcio e como as pessoas parecem desistir muito fácil de uma relação.
Casamento não é um evento social que você faz para dar satisfação aos outros. Pra dizer "ah, olha eu casei, tenho um marido/esposa, tenho x anos de idade e não tô sozinho". Acreditem, tem quem diga isso.
Case-se por amor, queira passar o resto da sua vida com alguém, mas faça isso com responsabilidade e não por impulso. Não é brincadeira! Esteja certo que o outro quer isso tanto quanto você!
Ciente disso e de acordo com o item responsabilidade, agora sim podemos voltar a falar da organização.
BEIJOS
Ótimo post!! Casar não é tão simples, precisa de organização e muiiito amor!
ResponderExcluirSeguindooo!
Florzinha, tem sorteio internacional em meu blog, seja bem vinda a participar!!
Bjuss..
ALine Laitarte - www.bomboneca.blogspot.com
Casamento é um passo fundamental na vida de duas pessoas não adianta, tem que ter planejamento.
ResponderExcluirBig Beijos
http://luluonthesky.blogspot.com.br/
Que bonito o texto!
ResponderExcluirVou me casar no dia que completo dez anos de namoro e mais que ansiosa para esse grande dia, fico aguardando a nova fase da minha vida em que terei ele pra sempre!
É mto legal quando os relacionamentos se baseiam acima de tudo, no amor!
Adorei seu blog, viu?
Beijinhos
Sou a prova viva de como a organização só do casamento como festa e comemoração dá errado.... é preciso planejar a vida a dois, e cuidar para que o casal não se perca, que a paixão não esfrie e que um abismo não se crie senão, não tem amor que sustente esse relacionamento.
ResponderExcluirCasamento é um sonho, sim, ainda sonho com o meu, mas hj vejo que tem mts coisas além do belo vestido e da festa de princesa.