A Anvisa aprovou o texto de uma Consulta Pública que dispõe sobre rotulagem de alergênicos em alimentos. As empresas deverão informar a presença de substâncias como crustáceos, ovos, peixe, amendoim, soja, leite, castanhas, sulfitos e cereais com glúten nas embalagens. A proposta de norma ficará disponível para contribuições, sugestões e críticas por 60 dias após publicação no Diário Oficial da União.
A redação inicial levou em consideração referências internacionais e documentos científicos sobre o tema, além de dados e levantamentos obtidos em reuniões com diversos órgãos e setores da sociedade. O texto traz a lista com os principais alimentos alergênicos e define as regras para as embalagens que contém essas substâncias, como tamanho de letra, posição e cor de fundo.
O documento prevê um prazo de doze meses para adequação das indústrias às novas regras. A participação na consulta pública é aberta e feita pela página da Anvisa onde também é possível acompanhar em tempo real as sugestões e críticas feitas pelos participantes da consulta.