Durante toda a gravidez me perguntaram se eu daria chupeta ao Ivan e eu sempre respondia que não tinha opinião formada. Li que facilita desmame precoce, altera dentição, entre outras coisas. Não cheguei a comprar, mas ganhei esse par da marca Nuk e guardei. Quando Ivan começou com cólicas ele chorava tanto e rejeitava peito. Foi quando ofereci pela primeira vez a chupeta (e ele já tinha pouco mais de um mês). Não foi fácil a pega. Ele cuspia ela para longe. Mas aceitou depois.
Então passamos a só dar quando ele tivesse em crise de cólicas. Só que tem algo chamado salto de desenvolvimento e pico de crescimento que faz ele querer mamar enlouquecidamente e meus peitos não aguentam ficar horas seguidas sendo chupetados. Então a chupeta também passou a entrar nesses saltos. No último, porém, Ivan não a quis mais. Não ficava nem cinco minutos com ela na boca. Mas o curioso é que na rua ele a aceita mais fácil. Então passamos a oferecer chupeta quando saímos de casa e ele tem crise de choro e eu não posso dar o peito (exemplo: no carro, em trânsito ou quando ele tá só com o pai).
Muita gente critica o uso da chupeta, eu mesma não gosto de vê-lo usando, mas tem sido um ajudante nessa experiência com a maternidade. Não notei alteração na pega do peito quando ele usa chupeta - até porque ele usa pouco e eventualmente. É um tranquilizante para ele quando está irritado e até para mim, já que só de saber que o objeto está a disposição me deixa mais relaxada quanto a tentar acalmar ele (a chupeta é a última opção).
Ganhei mais duas chupetas recentemente da MAM com um bico mais anatômico para os que mamam no peito, mas ainda não ofereci por falta de oportunidade. Durante o dia, normalmente, Ivan não aceita chupeta. De algum modo ele também sabe que ela é inútil se há outras saídas. Mas quando ele aceita pegar...ah, fica até difícil puxar da boca dele.
E aí? Usam chupeta? Como foi?