Há alguns meses eu filmei a rotina daqui de casa de maneira bem aleatória, mostrando detalhes da arrumação de casa com o filho estando nela, momentos em que fico com meu filho e aqueles momentos de mãe querer surtar (no meu caso, um brinquedo chatiiiinho). Se vocês olharem e analisarem é igual a muitas casas! O diferencial está em dar valor ao que foi feito e não ao que deixou de ser feito.
Se inscreva no canal!!
Eu tenho ciência do que preciso fazer em um dia e corro atrás pra tentar dar conta mesmo em dias em que Ivan tá colado em mim. Ainda tem vezes que ponho ele no canguru/sling e vou fazendo minhas tarefas enquanto ele fica colado e aninhado em mim. Tem dia que não dá de nenhuma forma e então eu respiro fundo e penso: é só um dia! Outros virão.
Quando você tem um planejamento tudo fica mais fácil. Por exemplo, quando sei que naquele dia tenho que lavar roupas, eu sei que não posso adiar. Então por mais tarefas que surjam ou criança chorando, eu dou um jeito de lavar e distrair ela. Quando você sabe que algo precisa muito ser feito, você sempre encontra uma solução.
Tem dia que dou tanto olé nos problemas que de noite eu tenho a sensação que fui atropelada por um cometa, inclusive mentalmente, porque fico toda desbaratinada. Mas, na maioria das vezes, Ivan colabora e eu posso fazer o que há de mais urgente com ele. Algumas coisas ele mesmo já acostumou a me ver fazer, que espera eu acabar (como arrumar os quartos e a louça). Por outro lado, tem dia que ele quer apenas a mãe e não tem nada que o convença a esperar.
Equilíbrio! Essa é a palavra. Não somos a perfeição e nem nunca seremos, então não adianta correr atrás daquilo que nunca será! Você pode dar o seu melhor, mas também é preciso estabelecer prioridades. Se a casa está um brinco significa que a criança não tá com atenção pra ela. Se a criança tá feliz e com energia gasta significa que a casa não foi arrumada. Se os dois estão em ordem significa que a mãe está acabada e destruída e isso também não é legal.
Percebem como não tem como dar conta de tudo? Estabeleça prioridades e faça o que der! Sua mente, sua casa e seus filhos vão agradecer!