Quem tem criança em idade escolar sabe que o lanche coletivo é uma ocasião que exige a criatividade do responsável. Afinal, como preparar algo que seja único para toda a turma? E ainda: como atender as necessidades especiais dos colegas da criança? Nesse post vou te ajudar a encontrar uma ideia de lanche coletivo!
Mas o que é lanche coletivo?
O termo "lanche coletivo" se refere a uma prática em que as crianças se reúnem para compartilhar alimentos em um evento ou ocasião específica. É uma forma de refeição compartilhada em que cada participante contribui com algum tipo de alimento para ser compartilhado entre todos os presentes.
O lanche coletivo pode ocorrer em diferentes contextos, como festas, encontros ou até piqueniques. A ideia é que cada pessoa traga um prato, lanche, sobremesa ou bebida para compartilhar com os demais, criando uma variedade de opções para todos desfrutarem.
Esse tipo de evento promove a interação social, a comunhão e a diversidade gastronômica, permitindo que cada um experimente diferentes sabores e pratos preparados por diferentes participantes.
Ideias de pratos
Pacotes individuais de salgadinhos ou batata chips podem ser grandes tentadores, mas lembre que em um lanche coletivo infantil a variedade é o grande destaque.
Itens comuns:
Pão de queijo
Torradinhas
Bolos variados
Pastel de carne
Sanduichinhos de presunto
Mentirinha
Espetinho de frutas
Biscoitos caseiro de aveia
Espetinho de salsicha, queijo e azeitona
Salgadinhos de padaria
Lanche coletivo de Páscoa:
Cupcake de cenoura com chocolate
Pastel de banana com canela
Pastel de creme de avelã
Bolo de chocolate com brigadeiro
Biscoitos amanteigados
Palitos salgados (grissini de sabores variados)
Brigadeiro
Pipoca doce
Torta salgada
Salada de frutas
Lanche coletivo de Festa Junina:
Broa de fubá
Paçoca
Pé de Moleque
Bolo de Amendoim
Milho cozido
Salsichão no palito
Pipoca
Amendoim
Cachorro-quente
Ovo de codorna
Lanche coletivo Dia das Crianças:
Biscoito de polvilho
Brigadeiro
Brownie
Tortilla com guacamole
Mini croissant
Mini sonho
Nhá Benta
Cookies
Canudinhos recheados com pastinha de frango ou atum
Batata frita
Lembrando que muitos, ou quase todos, esses itens podem ser adaptados para dietas restritivas a leite ou glúten.
Quanto às bebidas, sucos de frutas, água de coco, água saborizada, mate ou chá são algumas opções que a criançada costuma beber e adorar. É bom evitar refrigerante!
Gelatinas e picolés devem ser enviados apenas se a escola oferecer armazenamento térmico ou você conseguir uma boa bolsa térmica ou isopor com gelo.
Lembre-se de também enviar os descartáveis, como talheres e guardanapos, a depender da sua escolha do alimento. Nada mais chato do que ter algo para comer, mas não ter com o que pegar.
Te ajudei com essa seleção?